Novo kernel do Linux é lançado com tecnologia do Google!

A distribuição 2.6.35 do kernel do Linux foi lançada com suporte para futuros chips gráficos da Intel, gerenciamento de energia para chips AMD Radeon e melhorias na performance de rede para múltiplos sistemas de processamento, entre 22 áreas de significativas modificações.

A atualização deve melhorar a performance de rede em dispositivos que são muito usados, rodando aplicativos em paralelo, devido à contribuição do Google em funcionalidades como Receive Packet Steering (RPS) e Receive Flow Steering (RFS). O RPS trabalha no etiquetamento de pacotes de informação assim que eles são recebidos pelo dispositivo, e no roteamento deles para um CPU de uma lista direcionada. Já o RFS refina esse processo através do uso de dados anexados aos pacotes de dados para atribuí-los para o CPU específico rodando no código da rede para processá-lo.

As novas funcionalidades, de acordo com gerentes de kernel, podem levar a maiores ganhos de performance. Por exemplo: com o uso do RPS e do RFS, um adaptador de network e1000e da Intel foi capaz de dobrar seu TPS (transactions-per-second) de networking, indo de 104.000 tps (com 30% de uso de CPUs) para 303.000 tps (61% de uso de CPUs).

Entretanto, as funcionalidades só operam de maneira efetiva em cenários de uso intenso dos dispositivos. Em cenários mais leves, afirma Tom Herbert,  funcionário do Google, pode haver queda de desempenho.

O lançamento não foi tranquilo. Linus Torvalds, criador do Linux, repreendeu contribuidores através de um e-mail sobre a submissão de código instável antes dele estar pronto…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: